Imprensa

Notícias

Informe o número, companhia aérea, origem ou destino do voo.

Cia. Aérea Horário Voo Destino  
Lista completa de voos

O RIOgaleão Cargo realizou, na manhã desta quarta-feira (29/3), o primeiro encontro da cadeia logística-fármaco do Aeroporto Internacional Tom Jobim, o RIOgaleão Healthcare. O objetivo da ação foi o de reunir exportadores e importadores para mostrar o processo de modernização da estrutura física do terminal de cargas e do controle logístico de mercadoria fria com a implantação de um procedimento mais ágil e simplificado, inclusive junto aos órgãos públicos de fiscalização e segurança. O Healthcare aconteceu no auditório do prédio administrativo do RIOgaleão Cargo e contou com uma rodada interativa de palestras entre executivos e players do mercado para a troca de experiências, além de estimular uma informação mais instantânea e imediata. O evento contou com a participação de Patrick Fehring, diretor do Terminal de Cargas do RIOgaleão; Ronald Schaefer, da IATA (Associação Internacional de Transportes Aéreos); Stavros Evangelakaks, da Cargolux; Silvia Helmer, da Lufthansa; Rosilene de Aquino, da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e Saulo de Carvalho Junior, da ANFARLOG (Associação Nacional de Farmacêuticos Atuantes).

A sessão de palestras foi iniciada por Patrick Fehring, que relatou as mudanças feitas no RIOgaleão Cargo, o que inclui investimentos de R$ 30 milhões em modernização, infraestrutura e profissionais capacitados e, com isso, tornar o terminal adaptado para receber a cadeia fria da logística de cargas. O executivo explicou a importância da conquista do CEIV Pharma (Centre of Excellence for Independent Validators), certificado obtido pelo RIOgaleão Cargo esse ano emitido pela IATA, e que significa o reconhecimento a nível mundial de um elevado padrão de qualidade. O título é o primeiro obtido entre os aeroportos das Américas e atesta que todo o processo logístico do terminal atende às boas práticas exigidas pelo setor. Também comprova que o terminal de cargas possui uma operação eficiente, ágil e segura, o que consolida o RIOgaleão Cargo como uma das principais portas de entrada de produtos farmacêuticos da América Latina.

Em seguida, Ronald Schaefer, representante da IATA, falou no painel “Comunidade CEIV Pharma” sobre a importância e os benefícios do título para toda a cadeia fria do aeroporto. Integrantes da Lufthansa e da Cargolux, Stavros Evangelakaks e Silvia Helmer, respectivamente, apresentaram no painel “Produto Farma nos ares” equipamentos, produtos e certificações da indústria farmacêutica tendo como objetivo mostrar as novas ferramentas que oferecem celeridade ao processo logístico de carga fria.

A representante da ANVISA, Rosilene de Aquino, foi a palestrante do painel “VICOMEX: funcionalidades e benefícios”. Trata-se de um sistema, pioneiro entre os aeroportos brasileiros, e que será instalado no RIOgaleão Cargo para agilizar todo o processo de despacho de carga fria. Desde a saída da mercadoria, o contato com a companhia aérea e os órgãos públicos de fiscalização e segurança até o destino final. Para encerrar o encontro, houve uma apresentação de Saulo Junior, da ANFARLOG, que discutiu o procedimento de segurança da carga fria na cadeia logística. As apresentações feitas em inglês, durante o RIOgaleão HealthCare, tiveram tradução simultânea para os participantes.

Após o encontro, todos os presentes foram convidados a participar de um tour completo para conhecer o Complexo Frio RIOgaleão e, assim, entender todas as melhorias implementadas pelo terminal e comprovar a sua capacidade de receber carga fria com um padrão de qualidade a nível mundial. O gerente operacional, Maurício Felgueiras, realizou o trajeto junto com o time de farmacêuticas do RIOgaleão Cargo.

– O RIOgaleão Cargo conta com a segunda melhor malha aérea entre os aeroportos do país e possui duas frequências fixas de cargueiros, sendo uma para os Estados Unidos e outra para a Europa, que realiza diversos negócios de logística fármaco. Nosso compromisso é incentivar cada vez mais o networking entre os players do mercado e realizar eventos nos quais possamos expor benefícios e vantagens do terminal carioca para o mundo. Desta forma, estimularemos, inclusive, novos negócios para a cidade – explica Patrick Fehring, diretor do RIOgaleão Cargo.