Aeroporto Maria da Penha

Informe o número, companhia aérea, origem ou destino do voo.

Cia. Aérea Horário Voo Destino  
Lista completa de voos

Conheça o Aeroporto Maria da Penha e embarque nessa causa. #TrocandoDestinos

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, Maria da Penha emprestou seu nome ao RIOgaleão. O novo título faz referência a Maria da Penha Maia Fernandes, líder de movimentos de defesa dos direitos das mulheres e vítima emblemática da violência doméstica. A intenção é dar visibilidade à causa e provocar a discussão de temas relevantes com relação ao direito das mulheres, aproveitando o impacto que um aeroporto é capaz de gerar devido ao alto fluxo de pessoas que circulam diariamente nos terminais.

Como participar?

Altere o seu avatar nas redes sociais para a imagem abaixo, use a #TrocandoDestinos e mude o seu nome no Twitter para “Maria da Penha”.

 avatar_penha

O cenário da mulher na sociedade

Um estudo sobre o perfil social, racial e de gênero nas empresas brasileiras, divulgado no ano passado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e pelo Instituto Ethos, mostra que apenas 13,6% dos cargos mais altos de 500 grandes empresas brasileiras são ocupados por mulheres. Estudiosos acreditam que o equilíbrio deste cenário só deve ocorrer mais de um século à frente dos dias de hoje, depois do ano 2116.

A realidade vivida, hoje, se baseia em um contexto histórico mundial, cujos principais personagens, líderes e heróis eram do sexo masculino. O reflexo dessa questão é visto em conjunturas bem comuns do dia a dia. Segundo dados coletados no site dos Correios, 83% dos logradouros brasileiros que levam nomes de pessoas homenageiam homens – cinco vezes mais do que nomes de mulheres. A mesma questão pode ser percebida em países como a Espanha, onde moradores de algumas cidades querem batizar novas ruas com nomes de mulheres que se destacaram na história. Um levantamento feito em 2007 revelou que só 5% das ruas no país homenageavam o sexo feminino – atualmente, o número ainda não chega a 10%. Ainda no Brasil, dos mais de 30 aeroportos espalhados pelo país, que levam nomes de personalidades da história, apenas um carrega o nome de uma figura feminina (Aeroporto Santa Genoveva, em Goiânia).

A ação

A ação foi criada pela Agência 3 e, junto com o RIOgaleão, a GOL Linhas Aéreas também adotará o título provisório “Aeroporto Maria da Penha” no discurso que os pilotos realizarem nos pousos e decolagens no aeroporto internacional carioca. Neste período, o Aeroporto Internacional Tom Jobim estará ambientado com peças da campanha e terá a emblemática voz de Iris Lettieri dando as boas-vindas ao “Aeroporto Maria da Penha” aos visitantes que utilizarem o estacionamento. Para completar, a Rádio RIOgaleão apresentará, durante uma hora por dia, o programa “Agora é que São Elas”, com um repertório de músicas de grandes nomes femininos da música popular brasileira. A programação começará no dia 8 e ficará até o final do mês, todo dia a partir das 8h.

Instituto Maria da Penha

O Instituto Maria da Penha – IMP com sede em Fortaleza e com representação em Recife é uma organização não governamental sem fins lucrativos, que nasceu a partir da história de vida de Maria da Penha, que emprestou seu nome à Lei 11340/06.  A referida lei foi instituída na legislação brasileira após o Brasil ter sido condenado internacionalmente por tratar os casos de violência doméstica contra a mulher, até então, de forma que negligente.

https://www.kickante.com.br/mariadapenha