Institucional

Sobre o RIOgaleão

Informe o número, companhia aérea, origem ou destino do voo.

Cia. Aérea Horário Voo Destino  
Lista completa de voos

A data 02 de abril de 2014 marcou o início da transição da operação no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro (da Infraero) para o RIOgaleão.

Iniciado em agosto de 2014, o processo de transformação do então Aeroporto Internacional Tom Jobim recebeu investimentos de R$ 2 bilhões, tornando o novo RIOgaleão um aeroporto de padrão internacional, com capacidade para receber 37 milhões de passageiros por ano, com nova infraestrutura, serviços diversificados e tecnologia de ponta.

Utilizando um conceito inovador de serviços, compras e alimentação, o aeroporto dispõe de uma nova área de embarque, com mais de 140 mil m², 26 pontes de embarque adicionais, e sete andares no Edifício Garagem, sendo um deles o Piso Premium, além de salas VIP.

Uma nova experiência

O RIOgaleão disponibiliza aos viajantes mais de 150 opções de compras e gastronomia, cerca de 300 marcas locais e internacionais, além do novo Dufry Shopping – tudo isso distribuído em 8 mil m².

O aeroporto ainda possui salas VIPs nos embarques nacional e internacional e também na área pública, numa área que totaliza 6 mil m².

Tecnologia e agilidade

O uso de tecnologias avançadas permitiu a instalação de portões eletrônicos nas áreas de embarque e de migração. A solução BCBP (bar-coded boarding pass) possibilita que portões automáticos sejam acionados por meio de leitores de código de barras dos cartões de embarque (impressos ou em dispositivos móveis).

Os passageiros do RIOgaleão se beneficiam também do eGates, portões eletrônicos que fazem a leitura automática do passaporte e a biometria facial do passageiro para embarque e desembarque de voos internacionais. Além disso, também disponibiliza o serviço de self bag drop para conexões para quem desembarca de um voo internacional. Tudo isso com objetivo de proporcionar mais fluidez ao fluxo de pessoas e agilidade aos passageiros.

Próximos anos

Até 2039, o RIOgaleão será responsável pela operação, ampliação e manutenção do Aeroporto. O RIOgaleão é uma Concessionária que conta com a experiência e o reconhecimento da Changi Airports International (CAI) como investidora e operadora de grandes aeroportos no mundo, incluindo o Changi Airport, que foi apontado como o melhor aeroporto do mundo em 2014 pela consultoria britânica Skytrax.

A composição acionária da Concessionária é formada por 51% de participação da Changi Airports International (CAI) e 49% de participação da Infraero.

Sobre a Changi Airports International (CAI)

Changi Airports International (CAI) é uma consultora, administradora e investidora-líder no mercado global de aviação. Como parceira estratégica, a CAI desenvolve soluções integradas que permitem a seus clientes e parceiros o desenvolvimento de seu potencial como aeroportos de classe mundial.

Com sede em Singapura, a CAI tem ampla experiência global abrangendo mais de 20 países e mais de 50 aeroportos, incluindo o Aeroporto Changi de Singapura. Alguns de seus projetos incluem o Aeroporto Internacional Tom Jobim no Brasil, a primeira Aerotrópolis da Índia, cinco aeroportos na Rússia e o Aeroporto Internacional King Abdulaziz na Arábia Saudita.

A CAI se dedica a ser uma valiosa parceira no mercado global de aviação, criando aeroportos do futuro e agregando valor de forma sustentável aos nossos parceiros e aeroportos investidos. A CAI é uma subsidiária integral do Changi Airport Group.

logoChangiGde
Conheça a Changi Airports International

Sobre a Infraero

Com 40 anos de experiência na administração de aeroportos, a Infraero é responsável, hoje, pela administração de 61 aeroportos, 75 Estações Prestadoras de Serviços de Telecomunicações e de Tráfego Aéreo e 32 Terminais de Logística de Carga, além de várias estações de auxílio à navegação aérea espalhados pelo território brasileiro. Em 2013, seus aeroportos registraram 135,7 milhões de embarques e desembarques e movimentaram 656,7 mil toneladas de carga. A Infraero também está presente – com 49% – nas Sociedades de Propósitos Específicos (SPEs) que administram os terminais concedidos de Guarulhos (SP), Viracopos (SP), Brasília (DF), Confins (MG) e Galeão (RJ). A Infraero também é referência na capacitação de profissionais destinados às atividades aeroportuárias, sendo a única empresa pública brasileira autorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil a oferecer treinamentos como o de Formação Técnica de Bombeiro para Aeródromo (FTBA). São mais de 40 cursos, com carga horária variada e temas diversos, como o curso básico de Segurança da Aviação Civil (AVSEC) e o curso de Formação de Fiscais de Pátio e Pista e o de Administração de Aeroportos.

logoInfraeroGde
Conheça a Infraero